Fonte Tipográfica
Uma fonte tipográfica é uma coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho e, as vezes, com o mesmo tamanho. Esse conjunto de caracteres pode corresponder a letras, símbolos ou números. A sua identificação faz-se por nomes e são classificadas segundo as famílias a que pertencem.
Tipos de fontes Bitmapped e Escalada
As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês “sem serifa”), também chamadas grotescas. As fontes sem serifa costumam ser usadas em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos, já que parem mais limpas.
- Fontes bitmapped: são guardadas como uma matriz de pixéis e com uma resolução e tamanho específico para uma impressora e por isso, ao serem ampliadas perdem a qualidade. Exemplos: Courier, MS Sans Serif e Small
- Fontes Escaladas: definidas a partir de expressões matemáticas, sendo que podem ser representadas por qualquer tamanho sem perder qualidade nas suas formas. Foram desenvolvidas pela Adobe e são o formato nativo do PostScript. Exemplo: fontes TYPE 1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.
Fontes com e sem serifa
As letras com serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das extremidades das letras. Os textos com serifa são usados em blocos de texto (como romance), pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto.As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês “sem serifa”), também chamadas grotescas. As fontes sem serifa costumam ser usadas em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos, já que parem mais limpas.
Webgrafia:
Sem comentários:
Enviar um comentário